A Lenda da Moura Encantada

The Legend of the Enchanted Moor

People:Fernanda
Level:B1

Hear the legend of an enchanted Moorish princess trapped alone in a cave. It is said that those who seek her may never return…

  • ADORO a voz desta mulher (+ e não sei porque mas, no início, esta história faz me lembrar de Pedro and Inês…).

  • Olá! Qual é o verbo “tense” de “terá existido”? (E como é que se diz “tenso” ([m relação aos verbos] em português?) Obrigada.

    • Olá! “Verb tense” é tempo verbal (ou simplesmente tempo). “Terá existido” é um tempo composto que se chama futuro perfeito do indicativo. É formado pelo verbo auxiliar ter no futuro do indicativo + particípio passado do verbo principal. No contexto deste Shorty, este tempo verbal é usado para exprimir incerteza, porque estamos a falar de uma lenda 🙂

    • De nada! “Terão ficado” está no mesmo tempo verbal, futuro perfeito do indicativo, mas aqui o verbo principal é ficar (particípio passado: ficado) em vez de existir (particípio passado: existido). Também está na terceira pessoa do plural, em vez da terceira pessoa do singular.

  • Acho que a voz da Fernanda é um pouco mais difícil para entender, mas isso faz o shortie mesmo melhor para practicar ouvir! 🙂 Ainda não entendo a seguinte frase: ‘Como isso aconteceu há muitos anos atrás, reza agora a lenda que nas noites de São João, quem se aproxima da pedra pode avistar duas sombras, a do rapaz e da princesa moura.’ Só conheço a palavra ‘reza’ como ‘rezar’, mas nesta frase não percebo o que isto posso significar… Não tem nada a ver com rezar, pois não? O que é a significação de ‘reza agora a lenda’? Talvez vocês possam adicionar isto na lista de Expressions. Muito obrigado!

    • Olá, Sytze! É verdade, normalmente rezar é usado no sentido religioso, de falar com Deus, mas neste contexto, significa dizer ou referir: “Diz a lenda que…” . É um uso alternativo deste verbo (já adicionado à lista, obrigado) 🙂

What Did You Think? Leave Us a Comment Below:

Your email address will not be published. Required fields are marked *


The subject is used only for admin purposes and won't be displayed in your comment.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.