Different Accents Throughout Portugal / Sotaques em Portugal

Different Accents Throughout Portugal / Sotaques em Portugal

Here is another question from our friend Ihsan, to be answered by Rui:

Q: I was wondering if Portugal had different accents according to region like in Brazil…and if they varied greatly or differ only subtly? If there are different accents, which one does Rui speak?

Rui: Sim Portugal tem diferentes pronúncias que variam de acordo com as diferentes zonas. Os Açores têm a pronúncia mais marcada de todo o País (continente e ilhas) e talvez a que menos portugueses entendem.

Depois temos a região da Madeira com uma pronúncia bastante diferente do continente também, o norte do país, embora esta já seja mais fácil de entender que as duas últimas.

E por fim a pronúncia do Sul. Supostamente é na zona do Centro, na cidade de Coimbra, que se fala o português padrão e “neutro”. As diferenças são maioritariamente a nível sonoro, na forma como algumas palavras são ditas, embora algumas regiões também tenham expressões próprias. A nível de gramática a diferença mais notável é o uso do gerúndio no sul do país (Alentejo e Algarve).

(from Joel: To answer the last part of Ihsan’s question, Rui’s dialect that you hear in our podcast is the standard accent you’ll hear right in Lisbon)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.